Semana Santa

Primavera no Hemisfério Norte, devoção religiosa na Semana Santa e homenagens a monarcas na Europa fazem de abril um mês interessantíssimo para viajar: trata-se de uma época que mistura com maestria, como quase nenhuma outra, os espetáculos da natureza com algumas das manifestações humanas mais fascinantes do ano.

Se o real desvalorizado não assusta e você pensa em viajar nas próximas quatro semanas, espere encontrar climas agradáveis em lugares como o Mediterrâneo e em diversas regiões dos Estados Unidos. Se o plano é ficar no Brasil, aproveite os feriados do mês que lhe darão tempo para relaxar e curtir belas paisagens no território nacional.

Veja abaixo alguns destinos que merecem estar na lista do turista em abril.

Via-crúcis em Jerusalém

A Semana Santa é um dos períodos mais marcantes deste mês de abril e diversos eventos pelo mundo relembram o calvário e a ressurreição de Cristo. Seja você devoto ou não, o lugar mais interessante para ver essa manifestação religiosa de perto é a cidade de Jerusalém, que abriga o que seria o trajeto da via-crúcis de Jesus: trata-se de um caminho de 600 metros que cruza o centro histórico da cidade israelense e que passa por 14 estações do calvário. Durante a Semana Santa, o trajeto fica repleto de peregrinos emocionados e diversas missas especiais são realizadas nas históricas igrejas locais. O caminho da via-crúcis, porém, também pode ser feito fora da Semana Santa, guiados por diversas ordens religiosas de Jerusalém (como a dos franciscanos) e que vão até a Igreja do Santo Sepulcro.

01

Cidades históricas brasileiras

Entretanto, não é preciso ir muito longe para admirar de perto o poder da Semana Santa. País devoto, o Brasil também oferece diversas celebrações na época da Páscoa, e o melhor lugar para vê-las como turista são as cidades históricas do Sudeste e Nordeste. A paisagem colonial e as lindas igrejas de lugares como Ouro Preto (MG, na foto), Diamantina (MG) e Olinda (PE) oferecem um cenário perfeito para acompanhar, a pé, as procissões e missas da data. Na chamada Nova Jerusalém, a 185 km de Recife, é realizada, até o dia 4 de abril, a mais famosa encenação da Paixão de Cristo do país, em um teatro a céu aberto de 100 mil m² com nove palcos e muitos atores famosos. No exterior, cidades como Sevilha (Espanha), Braga (Portugal) e o Vaticano estão entre os destinos com as celebrações mais fervorosas.

02

Litoral da Europa sem muita muvuca

Em abril muitos destinos da Europa, principalmente na região mediterrânea, começam a ganhar um agradável clima de calor. Trata-se de uma época perfeita para curtir praia de locais como Grécia, Portugal, Espanha, Itália, França e Croácia sem as multidões e sol sufocantes vistos em meados do ano, principalmente em julho e agosto. Entre os destinos mais atrantes da área estão a ilha espanhola de Mallorca, o litoral da Sicília, as faixas de areia chiques da Côte d’Azur, as ilhas gregas e os balneários croatas de Susak e Nin (se estiver na Croácia, também não deixe de visitar a fascinante cidade histórica de Dubrovnik, na foto). Nos Estados Unidos, por sua vez, já é possível pegar clima propício de praia em destinos como Miami Beach e a costa da Califórnia.

03

Deserto de sal espelhado

O Salar do Uyuni, deserto de sal que é um dos passeios mais aventurescos e fascinantes oferecidos pela Bolívia, se torna um destino ainda mais atrante em abril. Este mês apresenta uma das últimas oportunidades para se ver um dos fenômenos mais fascinantes do local: as chuvas estão terminando de cair sobre esta área branca de 12.000 quilômetros quadrados a 3.600 metros de altura, deixando o solo espelhado e refletindo tudo à sua volta. O fenômeno deixa o turista com a impressão de estar no céu e cria oportunidades para fotografias incríveis. Mas caso não dê para presenciar isso, não se preocupe: o Salar “seco”, cercado por montanhas e lagoas coloridas, também merece pelo menos três dias de suas férias.

04

Música na Califórnia

No mês de abril, o estado norte-americano da Califórnia será palco de um dos acontecimentos musicais mais importantes do ano: o festival Coachella. Realizado na cidade de Indio, o evento terá apresentações de astros da música como AC/DC, Jack White, Tame Impala, Interpol e David Guetta, além de uma série de artistas desconhecidos do grande público, mas de grande qualidade. Há pouquíssimos ingressos ainda disponíveis, mas vale o esforço (e o preço salgado) para quem quiser curtir um dos eventos mais legais da Califórnia. O Coachella será realizado nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de abril.

05

Balada para o monarca

No dia 27 de abril, a Holanda celebra uma das datas mais importantes do seu calendário: o Dia do Rei, que homenageia o aniversário do atual monarca do país, o rei Willem-Alexander. Mas não pense que se trata de um evento cheio de frescuras reais: no dia 27, os holandeses se vestem com roupas cor de laranja (a cor oficial da casa real holandesa) e transformam as ruas de Amsterdã em uma animadíssima festa ao ar livre, com milhares de pessoas se divertindo com música, cerveja, eventos culturais e até sobre os barcos que cruzam os canais da capital holandesa.

06

Fonte: UOL

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*