Mistério da Ilha de Páscoa

Já ouviram falar dos Moai? Além dos bonecos malvados nos jogos do Super Mario, eles são figuras humanas esculpidas em rochas pela civilização Rapa Nui. Eles estão localizados em uma ilha chilena da Polinésia Francesa, na Ilha de Páscoa e foram construídos entre os anos 1250 e 1500. Quase metade deles ainda está em Rano Raraku, a pedreira principal, mas centenas já foram transportados de lá e colocados em plataformas de pedras por toda a ilha.

Agora, como será que essas estátuas, que pesam toneladas, chegaram até lá? Uma equipe de cientistas afirmou que essas estátuas, com aparências místicas e sombrias, “caminharam” até a posição onde estão hoje. Há cerca de 1000 estátuas nessa ilha remota no Oceano Pacífico e o significado delas permanece um mistério. Mas uma coisa sempre foi motivo de debate: como exatamente a tribo local moveu os moais – que chegam a pesar mais de 80 toneladas – para os seus destinos finais, sem o benefício da tecnologia moderna?

Uma réplica foi criada e pessoas seguraram cordas de cada lado e balançaram a estátua para a frente e para trás, em uma estrada de terra no Hawaii. Conforme o vídeo abaixo, isso provou que as estátuas enormes ‘andaram’ pela ilha.

Veja:

Estudos anteriores sugeriram que uma civilização passada havia derrubado árvores na ilha, deitaram as estátuas nos troncos e as rolaram até o local onde estão hoje. No entanto, professores e pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, rejeitam essa hipótese e insistem que as estátuas foram “andando” até lá.

1-moai-along-the-coast-of-easter-island-stephen-alvarez

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*