Carnaval de Salvador

O carnaval de Salvador é a maior festa de rua do mundo. Todos os anos, cerca de 2 milhões de pessoas estão presentes nos circuitos do carnaval por dia. Durante seis dias consecutivos, das 17h às 5h da manhã, dezenas de bandas desfilam pelas ruas em cima dos trios elétricos (que possuem equipamentos avançados de som e iluminação). Normalmente um trio e artistas formam um bloco. Esse trio elétrico possui um carro de apoio, esquema próprio de segurança e seu espaço é determinado por uma corda. Esse carro de apoio proporciona serviços de alimentação, bares, toaletes, posto médico e alguns possuem um espaço VIP.

Existem três circuitos do Carnaval de Salvador:
– Circuito Campo Grande / Osmar (pela Avenida 7 de Setembro)
– Circuito Barra Ondina / Dodô (pela Avenida Oceânica)
– Circuito Batatinha / Pelourinho

Aqui vou detalhar os dois circuitos mais procurados e populares, Campo Grande e Barra Ondina.
O circuito Campo Grande / Osmar tem 3,5km distância e é conhecido como o trajeto tradicional por ser mais antigo. A concentração dos blocos é feita na Praça Castro Alves à tarde com a Baía de Todos os Santos ao fundo. Em seguida, os blocos percorrem toda a Av. 7 de Setembro na direção do Campo Grande. Nesse percurso, você irá passar por alguns pontos turísticos da cidade e apreciando a beleza da geografia de Salvador.
No trajeto Barra Ondina, a concentração é feita no famoso Farol da Barra. Após a concentração, o desfile inicia e percorre a deslumbrante orla de Salvador terminando no bairro Ondina. Esse percurso completo é pouco mais de 4km e leva cerca de 4 horas para ser concluído. Já que o percurso é na orla da praia, você se depara com uma incrível vista através da beira-mar.

Há quatro maneiras diferentes para aproveitar o Carnaval de Salvador:

Pipoca: você pode simplesmente dançar nas ruas com a multidão sem custo nenhum no meio da “pipoca”. Nessa opção, você não tem acesso aos blocos e nem aos camarotes, portanto você fica inabilitado para usar os serviços e comodidades que um camarote ou um bloco oferece.
Bloco: com um abadá, que é o seu ingresso de entrada para um bloco ou camarote, você pode curtir o carnaval de Salvador dentro de uma área de segurança ao redor das cordas do trio, e assim isolado da multidão. Para ter acesso, é necessário comprar essa camiseta que o identifica como um membro daquele bloco ou camarote. O preço destes abadás, que são exclusivos para um único bloco, varia entre $200 e $1500 reais por dia, dependendo do artista que se apresenta no trio elétrico. Alguns blocos incluem bebidas e acesso aos banheiros localizados no interior do carro de apoio. Dentro do bloco, você tem muito mais espaço para se movimentar e aproveitar o carnaval de Salvador. A área da “pipoca” é bem reduzida na hora que o trio passa. Os guardas que estão conduzindo a corda em volta do trio, reduzem a área da rua dificultando muito a movimentação daqueles que não estão dentro dos blocos.
Camarotes: existem camarotes instalados em vários pontos do circuito ao longo das avenidas. Os serviços dos camarotes sempre variam, podem oferecer comidas e bebidas all inclusive, open bar, ou somente a vista privilegiada do circuito com a passagem dos blocos. A maioria dos camarotes oferecem também toaletes, lounges, shows, praça de alimentação, posto médico, e boates onde se apresentam os DJs mais famosos do mundo. A entrada de um camarote custa entre $500 e $1800 reais por dia.
Trio elétrico: A parte de cima dos trios é reservada apenas para amigos do artista que se apresenta e algumas pessoas com muita sorte.

Recomendações úteis para o carnaval de Salvador:
As estatísticas têm mostrado que o Carnaval de Salvador é um evento muito tranquilo. Durante todo o evento, mais de 100 mil pessoas estão envolvidas para fazer o carnaval de Salvador um grande sucesso.

– Use um tênis bem confortável
– Não use relógios ou jóias
– Leve dinheiro necessário apenas para o que for usar naquele dia. Evite levar cartões de crédito/débito
– Evite levar passaporte, leve sua carteira de identidade
– Sempre ande em grupo
– Vá de taxi
– Leve com você o endereço e telefone do local onde está hospedado
– Passe bastante protetor solar, hidrate-se e alimente-se bem.

Para hospedagem, recomendo a área da Barra. Essa região é altamente procurada por ser a região mais segura e com melhor acesso ao circuito.

Para a programação completa do carnaval de Salvador 2015, acesse aqui: http://carnavalsalvadorbahia.com.br/

3 Comments

  1. Juliana January 23, 2015 12:00 pm Reply

    Adorei!! Agora estou até querendo conhecer esse famoso carnaval de Salvador!!!

  2. khyll January 23, 2015 8:13 pm Reply

    Valeu pela dica, será meu primeiro carnaval em Salvador !!!!

    • Shirley Sampayo January 29, 2015 10:03 pm Reply

      Primeiro, de muitos …. !!! depois de conhecer o que é que a baiana tem…. !

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*